Avenida Koeller, 260
Petrópolis (RJ),
CEP: 25685-060

cmv@petropolis.rj.gov.br

(24) 2246-9235


A Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis

A Equipe da Comissão Municipal da Verdade foi nomeada pelo poder público municipal de Petrópolis nos termos do Decreto Municipal n. 893, de 11 de dezembro de 2015, regulamentado pelo Decreto Municipal n. 932, de 02 de fevereiro de 2016. A Comissão é composta de forma pluralista por membros designados pelo Prefeito de Petrópolis, escolhidos entre brasileiros de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e dos direitos humanos, sendo vedada a participação de membros das Forças Armadas e órgãos de segurança do Estado, assim como colaboradores do regime militar nos mais diversos níveis de representação do Estado ou da sociedade.



EDUARDO STOTZ

Sociólogo e historiador, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.
eduardostotz@gmail.com

 

GLAUBER DE OLIVEIRA MONTES

Professor e historiador.
glaubermontes@hotmail.com

 

JOÃO FABRE DOS REIS

Advogado trabalhista.
fabridosreis@ig.com.br



MARIA HELENA ARROCHELLAS

Teóloga e coordenadora do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL)
mariahelena.arrochellas@outlook.com

 

RAFANE VALOURA PAIXÃO

Historiadora.
rafane.vpaixao@gmail.com

 

ROBERTO SCHIFFLER NETO

Cientista social, historiador e professor.
schifflerroberto@gmail.com



Os Colaboradores da Comissão

A Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis conta com uma rede de colaboradores que integram as várias atividades de pesquisa, publicação, organização e divulgação que são levadas a cabo.


Ayra Garrido

Historiadora.
ayra.garrido@hotmail.com

Aline Rickly

Jornalista.
alinerickly@hotmail.com

Ana Carolina Antão

Historiadora.
carolantao3@gmail.com

Breno Moroni

Ator e dramaturgo.
brenomoroni@yahoo.com.br

Diego Grossi

Historiador.
professordiegogrossi@gmail.com



Adriana Fernandes

Artista visual.
dri-fernandes@hotmail.com

Eduardo Schnoor

Historiador.
eduardo.schnoor@gmail.com

Fernanda R. Abreu Silva

Historiadora.
fernandaabreu2@gmail.com

Rafael Teixeira Nascimento

Historiador.
fr.rafaelofm@franciscanos.org.br

Glenda Gathe Alves

Historiadora.
glenda.gathe@gmail.com



Marcos Alves de Quadros

Comerciário.
maquadros26@yahoo.com.br

Rachel Wider

Historiadora.
rachelwiderc@gmail.com

Raquel Valoura Paixao

Pedagoga.
raquel.vpaixao@hotmail.com

Tatiana Gama Russo

Historiadora.
tatiana.gamarusso@gmail.com

Wagner Rosa

Cientista social.
freiwagnerofm@gmail.com



Quem somos

Acervo Documental


A CMV é uma entidade de caráter público constituída pela sociedade civil, a Comissão foi instituída pelo Decreto 893, de 11 de dezembro de 2015 (Diário Oficial do Município n. 4847, de 12/12/2015) com a missão de esclarecer graves violações de direitos humanos cometidos pela Ditadura Militar em Petrópolis no período de 1964 a 1985.

A plataforma digital da CMV inclui também um rico repositório de documentos, fruto da cuidadosa pesquisa realizada pela nossa equipe. A sua finalidade é a divulgação, assim como a prestar contas à opinião pública petropolitana acerca da missão, atividades e desafios da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis.


A Organização

Antes de ser instituída legalmente a equipe que veio a compô-la atuou sob a forma de Grupo Pró-Comissão no período de 18 de abril a novembro de 2015. Descobriu, então, os crimes cometidos pela Ditadura Militar em Petrópolis contra militantes, lideranças e ativistas das classes trabalhadoras a partir do golpe de 1964. Nas Jornadas pela Memória, Verdade e Justiça organizadas na Câmara dos Vereadores de Petrópolis em outubro e dezembro daquele ano o Grupo tornou pública a cassação dos mandatos do vereador José de Araujo Aranha e suplentes do Partido Socialista Brasileiro; conseguiu o apoio da Câmara para devolver simbolicamente esses mandatos e o reconhecimento formal do caráter anti-democrático do ato de cassação procedido no dia 3 de maio de 1964.


Premio Maestro Guerra Peixe

A Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis foi incluída na Categoria Especial e recebeu o Prêmio na cerimônia ocorrida em 18 de março de 2017, no Theatro D. Pedro, no Theatro D. Pedro, pela realização da Semana da Memória Verdade de Justiça de 2016..

Instituído pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em 2010, o Prêmio Maestro Guerra Peixe, título criado em memória ao célebre compositor petropolitano, tem por objetivo “valorizar e destacar o melhor da cultura petropolitana em todas suas manifestações e vertentes.

A premiação é dada nas categorias Música Popular, Música Erudita, Teatro, Dança, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual, Comunicação, Produção Cultural e Categoria Especial”.



A Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis

A Comissão esteve em evidência no noticiário da imprensa escrita e televisiva durante o ano de 2016, por conta da realização da Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis, aprovada pela unanimidade dos vereadores sob a forma da Lei Municipal n7.398/2016, doravante incorporada ao calendário oficial da cidade. A lei encontra-se publicada no D.O.M no. 4895, de 27/02/2016.

Jornadas da Memória, Verdade e Justiça

1ª Semana da Memória, Verdade e Justiça

2ª Semana da Memória, Verdade e Justiça

ABERTURA

CEFET E UCP


Atividades Públicas

Embora os eventos relacionados à Semana tenham ocorrido entre 01 e 07 de abril daquele ano, as atividades foram além deste período. A Exposição “A ditadura militar em Petrópolis: repressão e resistência (1964-1985)”, realizada, no âmbito das atividades da Semana, no Centro de Cultura Raul de Leoni, tornou-se itinerante a partir de maio, quando foi desmontada e remontada, sucessivamente, ao longo do ano, nos centros culturais de Cascatinha, Posse e Nogueira e no Palácio Itaboraí, abrangendo diversas escolas, públicas e privadas destas localidades, principalmente do ensino médio. Tais iniciativas mereceram a indicação ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura na Categoria Especial de 2016 cuja escolha acontecerá em 18 de março próximo no Theatro D. Pedro II.

Palestra sobre a "Casa da Morte" - Museu Imperial

Exposição Itinerante

CENTRO CULTURAL DE CASCATINHA, NOGUEIRA, CEU DA POSSE, PALÁCIO ITABORAÍ E CENTRO DE CULTURA RAUL LEONI

Audiência Pública

Endereço

Avenida Koeller, 260 - Centro, Petrópolis - RJ, CEP: 25685-060

Mapa do Google